sábado, 26 de junho de 2010

ÍNDIA ANTIGA

FORMAÇÃO:
A formação da Índia começou a partir da acupação do Rio INDO pelos drávidas. Esse povo fundou cidades como HARAPPA E MOHENJO-DARO, cidades com desenvovimento dos sistemas de irrigação e coleta de esgotos. A economia desse povo era baseada na agricultura, os rios ajudavam no seu desenvolvimento.
Um importante rio da região sofreu desviu e secou, afetando essas comunidades , ocorrendo a migração dos povos, superpopulação e distúrbios sociais.
Esse enfraquecimento ajudou na invasão dos arianos, povos guerreiros que dominaram os drávidas.
Arianos: povos nobres, guerreiros que combatiam em carros puxados por cavalos, utilizavam arcos, armas de bronze.
Eles ocuparam o vale do Rio Ganges.

Concluímos então que a cultura indiana foi a junção dos drávidas com os arianos. Eles integraram seus costumes e cultura.

COMÉRCIO
A agricultura era a base economica, cultivavam trigo, cevada, ervilha, melão. Os artesãos fabricavam ferramentas e armas de metal. Os mercadores comerciavam a longas distâncias, com chineses, persas e mesopotâmicos.

CASTAS
A sociedade indiana é dividida por um sistema de castas , que separam as camadas sociais e possuíam direitos e deveres diferentes.
Quando os arianos chegaram já trouxeram algumas divisões sociais, já que se sentiam superiores aos drávidas.
1-> XÁTRIAS: Corresponde aos nobres, guerreiros
2-> BRÂMANES: sacerdotes que controlavam os rituais e interpretam os livros sagrados.
3-> VAIXÁS: comerciantes, artesãos, e agricultores.
4-> SUDRAS: eram os escravos.
5-> INTOCÁVEIS: pessoas excluídas de todos os direitos e consideradas impuras.


VEDAS: são os livros sagrados, principal fonte para o estudo da história da índia do período ariano. É um conjunto de hinos religiosos, preces, fórmulas mágicas e comentários sobre a natureza humano.

RELIGIÃO

BRAMANISMOS
É a antiga religião ariana, relacionada ás forças da natureza. Acreditava-se que os deuses eram como os humanos, que se alegravam com presentes e se entristeciam diante do desprezo.
Eles ofereciam ouro, bebidas, ou faziam sacrifício de animais. Antigamente ela era Politeísta, depois com a leitura dos Vedas foi modificada e se tornou Monoteísta, sendo assim Brahma um Deus total. Segundo o bramanismo (brâmanes) teriam nascido da boca do Deus Brahma na criação do universo.

HINDUÍSMO
Ela derivou do bramanismo, muito complexo, baseada no politeísmo, ele também admite a idéia da reencarnação( sua alma pode renascer em outra pessoa ou animal) e da base para os sistemas de castas.
Os deuses eram considerados mais poderosos e formam uma trindade entre Brahma( Deus da criação), Vishnu( Deus da conservação da ordem natural e da lei do universo) e Shiva( Deus da criação) . Mais sua alma só alcançará sua libertação total se atingir o chamado NIRVANA.
Para os hindus, os animais são sagrados, como a cobra e a vaca.

BUDISMO
É o conjunto de ensinamentos de Buda( aquele que sabe). Sua origem vem de uma lenda de Sidarta, um nobre que nasceu no norte da Índia. Sidarta abandonou o palácio do pai e tornou-se um andarilho. Buscava a salvação por meio da meditação, tornando-se Buda. Foi ai que Brahma pediu a Buda que difundisse o que tinha aprendido. o Budismo não acredita em nenhum Deus como criador poderoso.



INVASÕES
A Índia não tinha um governo unificado, era dividida em reinos chefiados pelos MARAJÁS, que eram solicitados para união de uma luta contra um inimigo comum.
Mas por conta de não ser unificado, facilitou a invasão de vários povos: os persas, Alexandre, o Grande que depois dominou os Persas e anexou o vale do Rio Indo ao seu império.

DINASTIAS

1ª DINASTIA- MAURIA
Em 275 a.C. A dinastia Mauria unificou politicamente a índia, adotou os ensinamentos de Buda, negando assim o sistema de castas, pregou o pacifismo. Mas após a morte de Açoka, o império entrou em decadência e voltou a ser dividido em reinos.

2ª DINASTIA- GRUPTA
Por volta de 320 d.C. essa dinastia promoveu uma nova unificação, seus Reis voltaram a colocar o hinduísmo como religião predominante. Dois séculos mais tarde, o império Grupta foi destruído por invasões estrangeiras, dividindo mais uma vez , a Índia em pequenos reinos soberanos.

DÚVIDAS? PERGUNTAS? DEIXE SEU RECADO!!!!

PRÓXIMO ASSUNTO: AS RELIGIÕES INDIANAS! ( APROFUNDAMENTO)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

CHINA ANTIGA


A civilização chinesa teve suas origens no vale do Rio Amarelo, praticavam agricultura e criavam gado. Esse agricultores foram beneficiados por conta do LOESS -> uma formação sedimentar amarela-acastanhada, rica em calcário e muito boa para o cultivo. Ele só é fertil quando humido, nas secas ele se transforma em pó.
Para controlar o rio, foram construídos rede de canais, diques e represas. O rio amarelo e o azul foram ligados e usados para transporte.
Os chineses se denominavam Reino do Meio. acredeitavam que a China estava no Centro do Mundo.

A principio a china era dividida em Reinos, CHAO, CHU, CHI, HAN, WEI E YEN. Não havia um poder central. Esses reinos lutavam entre si, as guerras eram consideradas um dever a cumpurir e nao um mal a evitar. Os conflitos entre eles eram muito comuns.

UNIFICAÇÃO DA CHINA
Só no 2º minlênio a China começou a se unificar e foi governada por muitas dinastias.

1º DINASTIA: CHANG
Desenvolveram as primeiras cidades fortificadas, rodeadas de muros, a metarlugia do bronze e o primeiro sistema de escrita chinês. Todas as mudanças ocorreram quando o rei Chengtang impôs seu domínio sobre a Região do Rio Amarelo e estabeleceu a capital de Xibo.
A cidade era a cercada de muros, e seu palacáio também. Tudo contruiu para defender o governo.
Porém um povo vindo do Oeste começou a abalar os Chang. Eram os Chou, que tinha se tornado poderosos e expandido seus domínios em todo território Chang.
A dinastia Chou foi a mais longa da história chinesa.

2º DINASTIA CHOU
Nesse período houve grandes inovações, criou-se o processo de rotação de culturas, que permitiu o aumento da produção agricola, juntamente com um eficiente sistema de irrigação. Nessa dinastia também houve uma intensa exploração de madeira. No artesanato, criaram objetos de madeira e bronze. A maior contribuição atesanal foi a fabricação de Sinos de Bronze.
Os Chou foram os primeiros a usar objetos como tipos de moeda no desenvolvimento do comércio. O desenvolvimento do comércio levou a cosntrução de estradas por onde passavam caravanas de mercadores e veículos. O transporte fluvial ainda era pouco desenvolvido.
Nessa dinastia a sociedade chinesas estava dividida entre:
CAMPONESES-> que tinha a vida influenciada pelas estações do ano. No verão viviam no campo, por conta das plantações. No inverno, iam para as aldeias, esperando primavera e dedicavam-se ao artesanato.
NOBRES-> Os nobres eram os proprietários das terras e viviam da exploração do trabalho dos camponeses. Na família dos nobres, o homem exercia autoridade sobre todos os membros: tinha o poder de decidir se uma criança recém-nascida ficaria na casa ou seria rejeitada.
Os nobres também ajudavam no governo dos Reis.

3ºDINASTIA: CHI'N
Essa dinastia foi de curta duração porém sua obra permanece até hoje. Muito preocupados com as ameaças de invasão, foi construído a MURALHA DA CHINA, uma linha de defesa de 3 mil quilômetros.
Foi essa dinastia que também impôs uma única moeda e um único sistema de escrita.
No império Chi'n o imperador mandou queimar todos os livros que fizessem referencia a outras dinastias, permitindo apenas a circulação de livros sobre medicina, adivinhações do futuro, agricultura e aboricultura. Era uma tentativa de apagar as lembranças de outros governos e não ser comparado. Podendo essa comparação gerar questionamentos. Tentavam apagar tudo que não os favorecia, como fome e injustiça social.


4º DINASTIA: HAN
Os imperadores dessa dinastia expandiram suas fronteiras e procuraram manter o poder centralizado, reforçando o exercito e estabelecer uma língua oficial. Foi ampliada as comunicações dentro e fora do império permitiu a formação de um novo grupo: homens ricos, que eram grandes comerciantes, que viviam luxuosamente.
A maioria da população era formada pela camada mais pobre de funcionários do governo, pequenos e médios proprietários rurais, camponeses, artesãos, pequenos comerciantes, trabalhadores e escravos. Porém não tinha importância econômica, não chegava a 1% da renda da população.
A literatura e as artes foram recuperadas pelos Han, começaram a estudar os escritos deixados sobre a historia dos chineses. A expansão do comércio e o maior contato com outras regiões também estimularam o gosto pelas artes, uma arte refinada.

ESCRITA CHINESA
Se desenvolveu há mais de 3 mil anos. Ela é composta de ideogramas. Cada ideograma representa uma palavra ou idéia , e não um som. Ela crontrinuiu para a unificação do império. Floresceu na dinastia Chang.
FIM DO IMPÉRIO CHINÊS
Com os avanços da sociedade, do desenvolvimento comercial o governo começou a cobrar impostos sobre essas atividades. Esse desenvolvimento levou nobres a investir em comércio e não mais em terras, aumentando seu poder e preocupando o imperador que tentou limitar e submetê-los ao seu poder.Mas não foi o que aconteceu.
A era cristã, somou com as revoltas dos camponeses que queriam melhores condições de vida e acabou levando o império ao desgaste. Seu enfraaquecimento levou a China novamente a divisão de reinos: WEI, WU E SHU. Era o fim do império chinês antigo.


DÚVIDAS? PERGUNTAS? DEIXE SEU RECADO. PRÓXIMO ASSUNTO: ÍNDIA ANTIGA

segunda-feira, 14 de junho de 2010

DESCULPAS!!

QUERIDOS ALUNOS, GOSTARIA DE PEDIR DESCULPAS A TODOS VOCÊS QUE ACESSAM O BLOG! INFELISMETNTE NÃO CONSEGUI ATUALIZAR O MESMO COM OS ASSUNTOS QUE NÓS TRABALHAMOS NA PROVA PASSADA.

FIQUEI UM CERTO TEMPO SEM INTERNET, ISSO ME DEIXOU LIMITADA E NÃO PUDE POSTAR NO BLOG.

AGORA TUDO FOI RESOLVIDO, E VOLTARÁ AO NORMAL.

PRÓXIMO ASSUNTO: CHINA ANTIGA!
NÃO PERCAM!

BEIJOSSSS

DÚVIDAS? PERGUNTAS? DEIXE SEU RECADO!!!!