quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Grécia Antiga!

Queridos Alunos, estamos de volta a nossas atividades. O assunto que iremos ver faz parte das civilizações clássicas: Aquelas que deixaram contribuições visíveis em nossa sociedade. Que surgiram há muito tempo e permanecem vivos até os dias atuais.

Grécia
Foi um grande império que se espalhou por toda Região do Mar Egeu e Mediterrâneo na Península Balcânica.
Para entendermos melhor toda sua história, ela foi dividida pelos historiadores em 5 períodos:

Pré-Homérico
Homérico
Arcaico
Clássico
Helenístico


PELÁGIOS: Povos que habitavam a grécia, viviam da caça, pesca, coleta e uma agriculta rudimentar

Pré-Homérico
Este período é marcada pela vindo de outros povos para a região da Grécia, são eles: Aqueus, Eólios, Jônios e Dórios.

CRETA:
Era a maior ilha do mar Egeu. Foi onde se desenvolveu a civilização cretense. Possuia palácios,em torno deles se erguia a cidade. Em Creta eram produzidos artigos de luxo comercializados entre as cidades da Ilha. O grandes centros que se destacaram foram Cnossos e Festos ( eram independentes, com seu próprio Rei. Cnossos dominou todo o comércio marítimo do Mediterrâneo, sob o comando de Minos.

Ruínas de Creta

Micenas
Foi outro centro que surgiu na região do Peloponeso, nele se produziu uma cultura por meio do contato com cretenses. O rei mantinha a o controle sob a população com a ajuda da aristocracia. Micenas toma o lugar de Cnossos e ocupa o lugar de Creta no comércio.
Com a invasão dos Dorios, a cidade foi toda destruída, e as cidades se tornaram comunidades independentes.

Homérico
Período de formação dos genos: comunidades formada por pessoas que descendência de um antepassado comum, por parentes de sangue. Estavam organizados na posse coletiva da terra e do gado. O líder era o patriarca mais poderoso, auxiliado por outros na divisão do trabalho, garantindo a sobrevivência.
O trabalho estava dividido por sexo e idade.
Eles começaram a acabar por conta do aumento da população e a produção da agricultura não seguiu esse crescimento.
As divisões de terras também era injustas. Os parentes mais próximos ganhavam mais terras e as mais férteis, já os parentes não muito próximos ganhavam pequenos pedaços de terra ou quase nada. isso gerou uma grande confusão levando assim ao fim dos genos.

Arcaico
Marcado pelo fim dos genos e a formação das polis( cidades-estados) gregas. A divisão das terras nos genos, gerou uma divisão social entre o povo. Os grandes proprietários de terras formaram a aristocracia. Os pequenos proprietários e não proprietários haviam se dedicado ao comércio e ao artesanato.
Eram cidades autônomas,.
Por conta da divisão social, o povo ficou insatisfeito e começou a migrar em busca de melhores condições de vida. Foi daí que surgiram as inúmeras colônias gregas-> o povo se dispersou. Mas ainda sim continuaram tendo uma relação estreita com a cidade mãe: faziam comércio, compartilhavam a língua, religião. Agora, politicamente as colônias eram independentes.

Clássico
Marcado pela consolidação das cidades e por grandes conflitos.

Esparta:
Situada na região do Peloponeso, foi uma das cidades gregos que se destacou bastante por conta da sua prática guerreira.
Sua população estava dividida entre:
1- Espartanos (cidadãos)
2-Periecos
3-Hilotas


Obs: Procure diferenciar cada um eles, isso ajudará nos seus estudos.


Seu governo eram dividio entre:
1-Diarquia
2-Ápela
3-Gerúsia
4- Eforato


Obs: Procure diferenciar cada um eles, isso ajudará nos seus estudos.

Formação dos cidadãos:
Quando nasciam uma criança, ela era levada e examinada pelos mais velhos, Caso aparentasse deformidade ele era morto.
Em Esparta os cidadãos eram preparados para servir a cidade, desde pequenos eram separados da família e levados para engrenar no serviço militar.
Deviam ser resistentes ao frio, fome e cansaço.
Aos 7 anos eram levados para um quartel onde desenvolviam atividades para se tornar um guerreiro. Durante sua formação passavam por diversos desafios. o objetivo era fortalecem o jovem e seu caráter.
Aos 20 finalmente ingressava no exercito e aos 30 casavam- mas visitavam as esposas secretamente.
Esparta criou o maior exercito da grécia sempre pronto para a guerra.


Atenas
Foi outra cidade de destaque na Grécia. Situada na região dos Balcãs.
Seu governo eram realizado pelos Arcontes-> conselho de 9 arcontes que organizavam a cidade.

Ágora

Em Atenas merece destaque a Ágora e a Acrópole dois lugares de destaque na cidade.
Na Acrópole também estava situado o Partenon- o templo dedicado a Deusa Atenas.
( procure diferenciar os locais acima, isso ajudará nos seus estudos)

Acrópole

Divisão social de Atenas:
1- Cidadãos
2-Metecos
3-Escravos


Obs: Procure diferenciar cada um eles, isso ajudará nos seus estudos.

Atenas merece destaque intelectual, e cultural. Foi aqui que sugiram grandes filósofos. Diferente de Esparta, as crianças eram educadas para serem cidadãos.
Partenon

Democracia
Foi justamente aqui que surgiu os primeiros traços da Democracia. A insatisfação popular fez com que os governantes dessa cidades buscassem soluções para melhorar as condições de vida.
Foi aqui que o povo, rico ou pobre começou a participar das decisões políticas da cidade. Eles se reuniam em Assembléia ao ar livre para discutir as decisões. Diferente de hoje, aqui a democracia era direta: Povo é que escolhia o que seria feito.

Para melhor tal situação social legisladores e tiranos deram suas contribuições:

1-Drácon: elaborou leis severas, mas as tensões permaneceram.
2-Solon: Aboliu a escravidão por dívida, substituiu o critério de nascimento pelo de riqueza para o acesso aos cargos públicos, criou a ekklésia, o boulé. Assim qualquer pessoa rica ou pobre poderia ser magistrado.
DEMOCRACIA= GOVERNO DO POVO , todos participavam.
3-Pisístrato: As reformas de Solón não satisfizeram a todos, Pisístrato amenizou a situação diminuindo o poder da aristocracia e criou uma espécie de Crédito para os pequenos camponeses. Ele faleceu e nao pode continuar suas reformas.
4-Clístenes: Estabeleceu a democracia através da isonomia: igualdade dos cidadãos perante a lei.Mas se restringia aos habitantes considerados cidadãos.
5-Perícles: foi quando a democracia chegou a auge. Reconstruiu toda a cidade, Atenas se desenvolveu economico-policamente durante seu governo. Ficou conhecido como Século de Perícles.
Perícles

Dúvidas? Perguntas? Deixe seu comentário.
Próximo Assunto: Conflitos gregos.