terça-feira, 30 de novembro de 2010

O IMPÉRIO ROMANO: DA FORMAÇÃO À CRISE

Queridos alunos, já vimos que Roma passou pela fase da monarquia, república e agora está entrando na fase do império. Foi nesse último período que o começou as crises que levaram ao fim de Roma.

O primeiro imperador foi Otávio , nesse novo regime o Senado e outras instituições políticas continuaram a existir mais, com um poder reduzido.

Otávio recebeu o título de Augusto, que dava caráter sagrado à sua figura.
Durante o seu governo, os territórios foram reorganizados, e os povos passaram por um período de PAX ROMANA( conjunto de medidas para implantar a paz aos povos derrotados.)
Foi um período de muita prosperidade. A cultura se desenvolveu, ele proporcionou diversão para a população.

DINASTIAS: Roma foi durante um período governada por dinastias.

1º Julio-Claudiana
Nesse dinastia participaram membros das famílias mais importantes de Roma. Ele organizaram
A organização das fronteiras e a consolidação do poder foram características dessa dinastia. Só que os conflitos internos voltaram a a reaparecer com as sucessões.

2º Flávios
Esse período foi considerado um dos mais prósperos do império, o que diminuiu as tensões internas. Mesmo tendo ocorrido grandes catástrofes, foi nessa dinastia que foi construído o Coliseu.
3º Antoninos
Os participastes dessa dinastia, a maioria não estavam ligados por laços sanguíneos, e sim por meio de acordos e associações do governo. Ficou marcado pela construção de obras públicas, auxilio dos imperadores aos mais pobres, e a consolidação da administração imperial.

4º Severos
Período que o trono imperial permaneceu nas mãos dos soldados pretorianos e marcou o inicio da queda do império. O estado perdeu o controle da economia e os povos inimigos pressionavam.
Sétimo Severo

CRISES DO IMPÉRIO

Roma começou a passar por um período de crise.
Começou a existir muitos problemas internos.
1-A briga de imperadores pelo trono também ajudou a enfraquecer o poder.
2-Com essa situação o governo aumentou impostos, gerou inflação e elevação nos preços dos produtos tudo em função de pagar as despesas.
3-A mão-de-obra escrava também entrou em crise. O preço deles aumentou. A produção agrícola diminuiu, o comércio entrou em declínio e o quadro foi levando a fome.
4-As epidemias também apareceram e levaram a morte da população tanto no campo quanto nas cidades.

Para tentar resolver essa situação Imperadores chamados de REFORMISTAS assumiram o poder.

1º- Diocleciano -> promoveu uma reforma monetária e instituiu um sistema político de quatro governantes, a tetrarquia para facilitar o comando do império.

2º Constantino-> Para resolver a situação dos escravos ele implantou o COLONATO( ficar em terras homens livres que procuravam trabalho nas grandes propriedades substituindo os escravos).
Ele acabou com a tetraquia e restabeleceu o poder centralizado.
Ele liberou o culto religioso entre a população.
Criou a Nova Roma, uma cidade localizada em um ponto estratégico para o comércio e o controlo da parte oriental do império.

3º Teodósio -> Ele oficializou o CRISTIANISMO em Roma. dividiu o império em duas partes: Ocidente e Oriente.

RELIGIÃO
Os romanos eram politeístas, acreditavam em vários deuses como Minerva e Júpiter.
Com a chegada do cristianismo, eles começaram a virar monoteístas e instituir um único Deus.
Essa nova religião se tornou uma ameaça para o império. Em pouco tempo o número de cristãos romanos era imenso.
Muitos imperadores perseguiam e matavam os cristãos. Gerava muita insatisfação e revoltas.
Quando Constantino libera o culto as religiões diminuiu as revoltas.


EDITO DE MILÃO
Esse foi o documento escrito por Constantino que liberava o culto a outras religiões entre os romanos.

EDITO DE TESSALÔNICA
Lei imperial que Teodósio ordenava seus súditos a seguirem a fé crista em Roma.


FIM DO IMPÉRIO
Apesar de todas essas reformas o império não conseguiu sobreviver.
Uma questão essencial não foi resolvida: a mão-de-obra escrava que continuava escassa e era a base da economia.
Outro fator que ajudou nesse fim foi a dificuldade de pagar soldados para cuidarem das fronteiras. Essas fronteiras ficaram desprotegidas e fácil de serem invadidas.
E foi isso que aconteceu: os germânicos conseguiram invadir o território Ocidental de Roma e tomar o poder.


DÚVIDAS? PERGUNTAS? DEIXE SEU RECADO.

Queridos...
Esse é a última postagem desse ano. Espero que vocês tenham gostado e que tenha ajudado na hora dos estudos. Um grande beijos para vocês.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ROMA ANTIGA

Queridos alunos, antes de mais nada gostaria de pedir desculpas a vocês por não ter atualizado o blog com os assuntos da Ap da IV unidade. Infelizmente eu não consegui tempo para postar.Porém, hoje estou escrevendo sobre os assuntos da AGU. Estudem bastante para todos passarem por média e ficar mais tempo de férias! Huahuahuhuha! Beijos!

Hoje vamos falar sobre as conseqüências da expansão da República Romana.

Essas novas conquistas provocaram muitas transformações na economia criando um vasto território que favoreceu o desenvolvimento mercantil, na política e na sociedade romana.

Os plebeus (a classe baixa) tiveram que abandonar suas terras para lutar no exército e quando retornavam, não conseguiam mantê-las. Acabavam contraindo empréstimos e perdendo essas terras.Começaram a migrar par as cidades em busca de melhores condições de vida. Só que quando chegavam... Não era exatamente isso que encontravam. Surge assim o proletariado: cidadão da última camada social, que não pagava impostos e era considerado apenas pelos filhos de geravam. Eram desempregados.

Havia plebeus que conseguiram enriquecer e se destacar no exercito sendo agora conhecidos como cavaleiros. Esses cavaleiros levaram ao surgimento de uma nova aristocracia: Os NOBILITIAS. (constituída por famílias patrícias e plebéias enriquecidas).

Com as terras conquistadas surgiram os latifúndios- propriedades escravistas. Elas produziam vinho e azeite. Foi introduzida nessas propriedades a mão-de-obra escrava para o trabalho agrícola. Os camponeses livres não deixaram de existir.O escravo era tratado como um objeto, uma mercadoria. Porém, ele podia comprar ou ganhar sua liberdade.Essa concentração de terras nas mãos dos patrícios fez com que os pequenos proprietários perdessem suas terras e fossem para as cidades tentar sobreviver, aumentando o número da população e superlotação das áreas urbanas.Isso gerou condições de higiene e limpeza precárias, violência, saques e assaltos constantes.

REVOLTA DOS ESCRAVOS

Os escravos se rebelaram várias vezes. Essa revolta não tinha por objetivo acabar com a escravidão. Os revoltosos pretendiam obter a liberdade individualmente ou em pequenos grupos, fundar novas comunidades ou voltar a sua origem.E, 73 a.C. escravos gladiadores: escravo ou prisioneiro que lutava nos circos com homens ou animais para divertir o público. Lutaram contra as tropas romanas. Conseguiram juntar um grande número de escravos mais foram derrotados pelos romanos.



Para tentar resolver a situação das terras dois irmãos eleitos pelo tribuno da plebe TIBÉRIO E CAIO GRAGO lutaram em favor da reforma agrária.

Tibério: Ele propôs limitar o tamanho das propriedades e distribuir terras para os camponeses. Sua proposta teve grande resistência e ele acabou sendo assassinado.Seu irmão tentou seguir as mesmas idéias e propões estender a cidadania romana aos povos aliados da península itálica. A resistência a sua propostas foi geral e com medo de ser assassinado ele mandou um escravo seu o matar.

Os militares:

Por conta das guerras de conquista foi necessário mudanças e reorganização do exercito romano.A partir da reforma, o exercito passou a receber um pagamento fixo, voluntários ganhavam salário para combater.Os líderes militares começaram a se destacar e querer disputar os cargos do governo com os patrícios. Ficaram conhecidos como “homens novos”

1º líder a se destacar foi Júlio Cezar. Ele formou o triunvirato ( poder exercido por três magistrados) junto com Pompeu e Crasso. Eles comprometeram-se a se auxiliar mutuamente para monopolizar o poder de Roma.Com a morte de Crasso o triunvirato acabou e Júlio Cezar se tornou ditador (concentra todo poder em torno de si mesmo)Ele fez um bom governo, mas mesmo com toda popularidade ele foi assassinado por senadores que temiam a volta da monarquia.

2º triunvirato: formado por Marco Antônio, Otávio e Lépido. Depois de uma luta entre eles Otávio Vence. A república entre em crise devido as guerras de poder e se instala a partir de agora o império.

DÚVIDAS? PERGUNTAS? DEIXE SEU RECADO.

PRÓXIMO ASSUNTO: O IMPÉRIO ROMANO: DA FORMAÇÃO À CRISE