segunda-feira, 10 de maio de 2010

AS CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA

Queridos alunos, aqui começa o assunto da nossa II UNIDADE. Continuarei a postar tudo que nós estudarmos em sala de aula.

A Mesopotâmia foi o nome dado pelo gregos para o território situado entre o rio Tigre e Eufrates, local onde hoje se localiza o atual Iraque, Kuwait e grande parte da Síria.
Esses rios possuíam um regime de cheias e vazantes. No tempo das cheias, o rio transborda e fertiliza as margens. Essas cheias obrigava o povo que ali habitava a construir um sistema de canais para controlar as águas.
A Mesopotâmia se divide em Alta, cercada de montanhas e pouco fértil ao Norte; e a Baixa, com maior fertilidade dos solos no Centro e Sul.

A história dessa região foi marcada por grandes conflitos, invasões de povos que cobiçavam as terras.

SUMÉRIOS

Os sumerios fundaram as cidades de UR, URUK, ERIDU E NIPUR. Essas cidades possuíam independência política, ou seja, eram cidades-estados. Cada uma delas possuia um rei e suas próprias leis. O poder central dessas cidade era exercido por um rei, que se chamava PATESI. Ele era o responsável pelas funções militares e religiosas e pelas construções de grandes obras. O PATESI eram eleito por uma assembléia de homens livres. Essas cidades disputavam entre si uma hegemonia de poder, dessa forma os sumérios nunca tiveram um império unificado. Isso os tornou vulneráveis às invasões de outros povos.

ACÁDIOS

Eles se instalaram na Mesopotâmia por volta do terceiro milênio a.C. Sua expansão territorial foi liderada pelo rei SARGÃO I , ele unificou as cidades estados sumerianas e organizou o primeiro império mesopotâmico, ou Acádio. As invasões estrangeiras enfraqueceram o império e um novo povo ficou em ascensão.

BABILÔNIOS
Os amoritas fundaram a Babilônia, uma cidade localizadaas margens do Eufrates. Esse império foi dividido em três fases:
* I IMPÉRIO BABILÔNICO E NOVO IMPÉRIO BABILÔNICO
No primeiro império destacou-se governo de Hamurábi. Além de ter conquistado muitos territórios e unificado quase toda a Mesopotâmia, esse rei destacou-se como administrador. Em seu reinado fez grandes realizações como:


1) desenvolvimento da agricultura, construindo grandes reservatórios de água e canais de irrigação.
2) O intenso desenvolvimento comercial a partir da cidade da Babilônia.
3) Elaborou o Código de Hamurabi, um código de leis escritas, que regulavam a sociedade e deviam ser obedecidas. Ele punia de acordo com a categoria social, ou seja, não era igual para todos.
Após a morte de Hamurábi, foi difícil manter o império unido, sendo então derrotados pelos hititas.

ASSÍRIOS
Os assírios ficaram famosos por suas características guerreiras. Ao longo do tempo, foram atacados por diversos povos, o que os obrigou a desenvolver práticas e técnicas guerreiras e organizar os maiores exércitos que se tem noticia. Suas armas e utensílios de guerra eram bem avançados para os povos dessa época. A ação dos seus exercítos ficou marcada pela violnecia com que tratavam seus vencidos, deixando fileiras de mortos e cidades destruídas.

A primeira capital dos assírios foi Assur, depois Nínive. Foi o rei ASSURBANIPAL construiu a biblioteca de Nínive. O apageu desse império ocorreu com Sargão II. Mas com tempo, devido a sua grande expansão, ficou muito difícil de controlar as revoltas que ocorriam em todas as regiões. Assim, eles foram conquistados pelos Babilônios.

NOVO IMPÉRIO BABILÔNIO
A queda dos assírios coincidiu com a reorganização do Império Babilônio, nesse período a cidade foi reconstruída. Seus palácios e templos foram recuperados. O rei de maior destaque dessa época foi NABUCODONOSOR. Sob o seu comando a babilônia se tornou um dos centros políticos e econômicos da antiguidade Oriental.
Esse novo império teve curta duração. Após a morte de NABUCODONOSOR, a disputa de seu trono enfraqueceu o império e os PERSAS conquistaram a cidade.

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL
A sociedade se dividia em dois grupos sociais:
1) homens livres: formava o grupo mais numeroso, com direitos políticos. Faziam parte desse, os artesãos, criadores de gado, escribas, camponeses e pessoas ricas que formavam a aristocracia.
2) escravos: constituíam a minoria. Eram prisioneiros de guerra, ou pessoas livres que haviam se vendido ou sido vendidas por suas famílias para os mercadores de escravo.

RELIGIÃO
Eles eram POLITEÍSTAS, ou seja cultuavam vários deuses entre eles AN( Deus do céu), ENLIL(Deus do ar) , entre outros.
Os sacerdotes realizavam diferentes rituais religiosos: sacrifícios de animais, práticas mágicas e oferendas de estátuas aos deuses.

ESCRITA
A escrita da mesopotâmia era cuneiforme, foi um legado dos sumérios que se expandiu e foi assimilada por todos os povos que habitaram a mesopotâmia. As primeiras formas de escrita surgiram da necessidade de registrar e controlar a produção de alimentos e as práticas comerciais. Essa escrita evoluiu lentamente. a princípio era pictográfica, representava objetos, animais e pessoas. Com o tempo os desenhos ficaram mais simples e representavam idéias e sentimentos. Ela permaneceu um mistério ate o séc 19, quando estudos arqueológicos e linguísticos permitiram decifrar as inscrições , possibilitando que nós pudéssemos conhecer um pouco da literatura mesopotâmica.

DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO
A atividade religiosa favoreceu o desenvolvimento das ciências . Eles desenvolveram a astronomia, matemática e a escrita. Eles conseguiram prever os eclipses do Sol e da Lua e a elaboração de um calendário lunar de 12 meses. Eles criaram um sistema sexagenal completo, que depois foi combinado por um sistema decimal, depois um de pesos e medidas. ( o que nós aprendemos em matemática nos dias de hoje, tiveram origem nesse período).

DÚVIDAS? PERGUNTAS? Deixe seu recado.

19 comentários:

  1. amei esse site ele é d+++++

    ResponderExcluir
  2. não ajudou nada melhora ai gente mais informaçoes para a galera

    ResponderExcluir
  3. este site não é de nada não tem nada que eu quero estudar por isso MEEEEEEELHHHHOOOOOOOOORRRRRRRRRRAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  4. me ajudou muuiiito no trabalo de historia!!!

    ResponderExcluir
  5. Me ajudooooooooooooooou muitooooo esse site!
    Esse site é nota 10!!!

    Ameiiiiiiii *-* *-*

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito é muito bom

    ResponderExcluir
  7. Muito bom me ajudou muito no trabalho de historia

    ResponderExcluir
  8. Dariana pires silva eu gosteim muito da resposta minha professora antonioda ela vai mi da 10 ela e muito legal ela e minha professora preferida beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse site me ajudou bastante mesmo, valeu!!!

    ResponderExcluir
  10. Poh me ajudou mt ainda mais hj prova

    ResponderExcluir
  11. Que legal!!! Lindo site, Bárbara, vc deve ser a melhor prof de todas! Seus alunos conversam muito? kkkkk
    bjus

    ResponderExcluir
  12. Porque eles elaboravam as leis deles

    ResponderExcluir

Nesse espaço você por comentar e tirar suas dúvidas.