segunda-feira, 12 de abril de 2010

O POVOAMENTO DA AMÉRICA

Os colonizadores europeus chegaram à América na Idade Moderna, encontraram um continente até então desconhecido por eles. Foi batizada de " Novo Mundo".
Quando os europeus chegaram à América já encontraram habitantes morando no continente. Mas, como eles chegaram a América?

Esses habitantes não eram originários do próprios continente. Segundo os pesquisadores, existem hipóteses e como se originou o homem americano.

1) ESTREITO DE BERING:
A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering. Essa travessia ocorreu na ultima glaciação, período em que o estreito ficou coberto por uma camada de gelo, unido o continente americano ao asiático. Os humanos que vieram por esse caminho não conheciam as navegações e fizeram a travessia a pé, perseguindo animais.
O que comprova essa hipótese são os estudos dos fósseis e armas de pedra muito antigos, descobertos em sítios arqueológicos da América do Norte. Segundo os vestígios, a ocupação ocorreu há 12 mil anos. Descobertas mais recentes , indicam que essa travessia pode ter ocorrido há 40 ou a 50 mil anos.
Em 1930, arqueólogos descobriram pontas de flechas e lanças feitas de pedra lascada, nas proximidades de CLOVIS(11.200), no Estado no Novo México, nos Estados Unidos. Esses vestígios foram considerados durante muito tempo os mais antigos da América. Mas descobertas posteriores na América do Sul, pôs em dúvida essa explicação.

2)ILHAS DA POLINÉSIA, OCEANIA:
Outra explicação para o povoamento da América defende que os grupos humanos partiram das Ilhas da Polínésia e da Oceania, em pequenas embarcações, navegando pelo Pacífico chegaram a América do Sul. Depois, se espalharam por todo o continente.
Os defensores dessa hipóteses acreditam que os humanos vieram pelo Estreito de Bering, mas que esse não foi o único caminho. Eles Chegaram a América pelo Oceano Pacífico.
Para os defensores dessa hipóteses, o povoamento da América pode ter se iniciado muito tempo antes, cerca de 50 mil anos atrás.
Em Monte Verde no Chile( 13.500), foram descobertos centenas de artefatos de pedra e restos de alimentos mais antigos que as lascas de Clovis. Monte verde reúne um vasto tesouro da arqueologia americana. Lá foram encontradas fundações de casas de madeira, ossos de animais, plantas comestíveis, além de diferentes plantas medicinais.
Com essa descoberta no Chile apareceram novas hipóteses:

* O povoamento da América do Sul pode ter sido anterior ao da América do Norte.
* Os povoadores da América entraram no continente por vários caminhos.
* Os alimento vegetais eram importantes em Monte Verde.
* Outros sítios arqueológicos, pesquisadores nos países da América relevaram vestígios de datas mais antigas que os de Monte Verde, mas todos na América do Sul.

1) Venezuela ( Taia-Taima)
2) Na Argentina , nos sítios de Piedra Museo e Los Toldos.
3) No Brasil, nos sítios de Lapa do Boquete, LapaVermelha e Santana do Riacho, em Mnas Gerais.
Ossada encontrada em Lagoa Santa, MG, Brasil.


4) No Piauí, sítio do Boqueirão da Pedra Furada.

Esse é o último assunto que irá cair na AGU da 1º unidade de História. Leiam com atenção, observem as figuras que isso ajudará no seu estudo.

DÚVIDAS? PERGUNTAS? DEIXE SEU RECADO!!

BOA PROVA.

PRÓXIMO ASSUNTO: DICAS DE SITES PARA OS TRABALHOS EM GRUPO.

62 comentários:

  1. Olá Bárbara, meu nome é Camila e também sou professora de história aqui no Rio de Janeiro. Gostaria de lhe pedir se eu poderia usar algumas fotos e alguns fragmentos dos seus textos em minhas provas? Gostei muito do seu blog, muito boa essa ideia de usar a tecnologia a favor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. oi!Barbara eu me chamo mariana e queria q vc postasse mais informaçoes no site ok?bjs e espero q vc realize o meu pedido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHA QUEM FALA

      Excluir
    2. claro,vc é viado, disso nois sabemos

      Excluir
    3. é o fabio franz que é um gay

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é verdade

      Excluir
    5. ola barbara eu espero que vc coloque mais coisa no site , como sitio de monte verde , sitio clovis , estatigrafia , carbono 14 , glaciações , animais da America e muito mas .. obrg ..

      Excluir
    6. e mo bosta isso ai e um lixo vo processaar eesse site

      Excluir
  3. Olá meu nome é evfwicnbwlvw vrf caldsbwdfwegrkwqdlk e adorei seu gtyhvwedvgswe !

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela ajuda !

    ResponderExcluir
  5. ola esse site e muito educativo parabens para vc barbara pontes

    ResponderExcluir
  6. AAH! obrigada por me ajudar!! vou tirar 10,0 no trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Eeei! Mais vc podia bem que tirar esse fundo verde né? por que agente copia e cola no word e fica o fundo verde e eu nao consigo tirar!!

    ResponderExcluir
  8. ola queria saber se você pode falar de mais coisas beijos

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADA VOU TIRAR 10,0 NO MEU TRABALHO

    ResponderExcluir
  10. então, gostaria que você sobre o povoamento da américa postasse algumas explicações,para eu poder entender direito.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Ajudou muito,mas tah igual ao do meu livro!Não adiantou muita coisa mas,obrigada!

    ResponderExcluir
  12. hahhahahaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  13. ola bárbara a sua historia me ajudou muitooooo.

    bejosssss e um abraço bem apertado para você i sua familia

    ResponderExcluir
  14. Muito bom... útil demais na elaboração do meu trabalho sobre o povoamento da America. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. eu queria barbara que vc postasse mais coisas dessas para o meu trabalho de historia brigado por tudo bjs costei de vc chal beijo

    ResponderExcluir
  16. fazendo trabalho , e voo tira mas do q dez obg aii pela ajudona q vc me deu ,agora vo po face xauu

    ResponderExcluir
  17. issssssso me ajuuudou mtoooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  18. mto obrigado isso foi muito util

    ResponderExcluir
  19. Nossa essa historia do povoamento da América e demais eu adorei isso me ajudou muito!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Barbara meu nome é Mariana eu queria saber se você poderia responder a minha pergunta Quantos anos se passaram,aproximadamente entre a chegada do primeiro e do segundo grupo de povoadores da América

    ResponderExcluir
  21. muito bom tambem sou professora de historia e to dando esse assunto para os meus alunos vou pedi para que procure seu blogue e leia e faça um resumo

    ResponderExcluir
  22. Bárbara, eu tive um trabalho sobre isso, eu tive que explicar, valeu mesmo lindona, eu estudei pelo seu blog e pelo meu livro, na hora eu lembrei de tudo, tirei 10,0!

    ResponderExcluir
  23. Barbara seu post vai me ajudar muito, terei uma prova sobre isso segunda-feira e meu livro ficou com uma amiga e estudei tudo por esse post seu. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  24. bando de putas querendo sexo

    ResponderExcluir
  25. nossa tava Tao preocupada na prova agora NAO

    ResponderExcluir
  26. Oi adorei seu blog queria que vc postasse sobre os povos do sambaquis.
    MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  27. oi meu nome é Andréia adorei o blog me ajudou bastante...:)

    ResponderExcluir
  28. Oi! Meu nome é João Pedro Costa Pelizzari e estou adorando esse blog!! Parabéns para todos nós!

    ResponderExcluir
  29. Muito bom...Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. muito obrigado esse site me ajudou muito

    ResponderExcluir
  32. gosteii muitoo,pois me ajudou no trabalho escolar,obrigada professora '-'

    ResponderExcluir
  33. isso é uma bosta tudo ai é filho da puta

    ResponderExcluir

Nesse espaço você por comentar e tirar suas dúvidas.