segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ROMA ANTIGA

Queridos alunos, antes de mais nada gostaria de pedir desculpas a vocês por não ter atualizado o blog com os assuntos da Ap da IV unidade. Infelizmente eu não consegui tempo para postar.Porém, hoje estou escrevendo sobre os assuntos da AGU. Estudem bastante para todos passarem por média e ficar mais tempo de férias! Huahuahuhuha! Beijos!

Hoje vamos falar sobre as conseqüências da expansão da República Romana.

Essas novas conquistas provocaram muitas transformações na economia criando um vasto território que favoreceu o desenvolvimento mercantil, na política e na sociedade romana.

Os plebeus (a classe baixa) tiveram que abandonar suas terras para lutar no exército e quando retornavam, não conseguiam mantê-las. Acabavam contraindo empréstimos e perdendo essas terras.Começaram a migrar par as cidades em busca de melhores condições de vida. Só que quando chegavam... Não era exatamente isso que encontravam. Surge assim o proletariado: cidadão da última camada social, que não pagava impostos e era considerado apenas pelos filhos de geravam. Eram desempregados.

Havia plebeus que conseguiram enriquecer e se destacar no exercito sendo agora conhecidos como cavaleiros. Esses cavaleiros levaram ao surgimento de uma nova aristocracia: Os NOBILITIAS. (constituída por famílias patrícias e plebéias enriquecidas).

Com as terras conquistadas surgiram os latifúndios- propriedades escravistas. Elas produziam vinho e azeite. Foi introduzida nessas propriedades a mão-de-obra escrava para o trabalho agrícola. Os camponeses livres não deixaram de existir.O escravo era tratado como um objeto, uma mercadoria. Porém, ele podia comprar ou ganhar sua liberdade.Essa concentração de terras nas mãos dos patrícios fez com que os pequenos proprietários perdessem suas terras e fossem para as cidades tentar sobreviver, aumentando o número da população e superlotação das áreas urbanas.Isso gerou condições de higiene e limpeza precárias, violência, saques e assaltos constantes.

REVOLTA DOS ESCRAVOS

Os escravos se rebelaram várias vezes. Essa revolta não tinha por objetivo acabar com a escravidão. Os revoltosos pretendiam obter a liberdade individualmente ou em pequenos grupos, fundar novas comunidades ou voltar a sua origem.E, 73 a.C. escravos gladiadores: escravo ou prisioneiro que lutava nos circos com homens ou animais para divertir o público. Lutaram contra as tropas romanas. Conseguiram juntar um grande número de escravos mais foram derrotados pelos romanos.



Para tentar resolver a situação das terras dois irmãos eleitos pelo tribuno da plebe TIBÉRIO E CAIO GRAGO lutaram em favor da reforma agrária.

Tibério: Ele propôs limitar o tamanho das propriedades e distribuir terras para os camponeses. Sua proposta teve grande resistência e ele acabou sendo assassinado.Seu irmão tentou seguir as mesmas idéias e propões estender a cidadania romana aos povos aliados da península itálica. A resistência a sua propostas foi geral e com medo de ser assassinado ele mandou um escravo seu o matar.

Os militares:

Por conta das guerras de conquista foi necessário mudanças e reorganização do exercito romano.A partir da reforma, o exercito passou a receber um pagamento fixo, voluntários ganhavam salário para combater.Os líderes militares começaram a se destacar e querer disputar os cargos do governo com os patrícios. Ficaram conhecidos como “homens novos”

1º líder a se destacar foi Júlio Cezar. Ele formou o triunvirato ( poder exercido por três magistrados) junto com Pompeu e Crasso. Eles comprometeram-se a se auxiliar mutuamente para monopolizar o poder de Roma.Com a morte de Crasso o triunvirato acabou e Júlio Cezar se tornou ditador (concentra todo poder em torno de si mesmo)Ele fez um bom governo, mas mesmo com toda popularidade ele foi assassinado por senadores que temiam a volta da monarquia.

2º triunvirato: formado por Marco Antônio, Otávio e Lépido. Depois de uma luta entre eles Otávio Vence. A república entre em crise devido as guerras de poder e se instala a partir de agora o império.

DÚVIDAS? PERGUNTAS? DEIXE SEU RECADO.

PRÓXIMO ASSUNTO: O IMPÉRIO ROMANO: DA FORMAÇÃO À CRISE


Um comentário:

  1. Olá sou nova por aqui. Queria saber se abandonou o site. O conteúdo é ótimo e me ajuda muito em trabalhos e pesquisas resumidas da escola. Estudo na rede do IF de ensino médio técnico.

    ResponderExcluir

Nesse espaço você por comentar e tirar suas dúvidas.