segunda-feira, 22 de março de 2010

A ORIGEM DOS SERES HUMANOS

Vamos continuar revisando!
Hoje falaremos sobre a Origem dos Seres Humanos.

RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS:
Sabrina: Que bom, espero que você tire todas as suas dúvidas e te ajude a estudar melhor!

Os seres humanos surgiram há aproximadamente 2 milhões de anos na África, na Região das Savanas. Com o seu desenvolvimento, eles começaram a povoar os mais diversos Continentes.



O SURGIMENTO DA VIDA!

Todos os seres são constituídos de células. Por tanto , temos que pensar que os seres vivos têm uma origem em comum.
Do ponto de vista CIENTÍFICO, há duas hipóteses sobre o surgimento da vida.

PRIMEIRA HIPÓTESE: Diz que os seres humanos surgiram de compostos orgânicos muito simples. Esses compostos foram formados com a combinação de gases da Atmosfera.
SEGUNDA HIPÓTESE: A vida na terra se iniciou a partir de micro organismos trazidos por meteoros vindos do espaço. ( extra-terrestre)

PRESTE ATENÇÃO: LEMBRAR QUE A PRIMEIRA HIPÓTESE É A MAIS ACEITA, PORQUE FORAM ENCONTRADAS MUITAS EVIDÊNCIAS A SEU FAVOR.

OS HOMINÍDEOS

Todos nós temos origem nesses organismos. Fazemos parte de um grupo de mamíferos, chamados primatas, que surgiram na África há cerca de 70 milhões de anos.


De acordo com os fósseis encontrados, esse primatas tinham tamanho de ratos, alimentavam-se de insetos ou animais( menores) - lembravam os lêmures atuais.

Foram esses primatas que teriam dado origem aos HOMINÍDEOS , ou seja, seres que já apresentavam algumas características humanas.

AUSTRALOPTECUS

Os mais antigos desses hominídeos foram os Australoptecus( macacos do Sul). Eles já andavam eretos, sobre dois pés e tinham habilidade nas mãos, mas ainda não construía instrumentos. Alimentavam-se basicamente de vegetais.

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS

O gênero HOMO, da qual fazemos parte tem maior habilidade nas mãos e maior volume cerebral( isso os diferencia dos Australoptecus).

HOMO HABILIS:Tinham habilidade de fabricar ferramentas simples de pedra. Alimentavam-se de vegetais e carne, e provavelmente desenvolveu um forma de linguagem.
HOMO ERECTUS: Além de utilizar ferramentas de pedra lascada, era bom caçador. Foi provavelmente a primeira espécie a deixar a África.
HOMO NEANDERTHALENSIS: Muito parecido com o ser humano atual, era caçador. Durante muito tempo pensou-se que ele fosse um antepassado do homo Sapiens Sapiens, mas as descobertas mostram que as duas espécies conviveram na mesma época e mesmo espaço.
HOMO SAPIENS SAPIENS: É o ser humano atual, a única espécie que conseguiu sobreviver. Surgiu na África e depois se espalhou por todos os continentes.



HABILIS ERECTUS NEANDERTHALENSIS SAPIENS SAPIENS

Agora que já conhecemos a origem dos seres humanos e as primeiras espécies, vamos estudar sobre os períodos da Pré-história.

Dúvidas? Perguntas? Deixe seu comentário!!

Próximo Assunto: Paleolítico, Neolítico e a Idade dos Metais.

42 comentários:

  1. tirei varias duvidas

    BY:LEILA

    ResponderExcluir
  2. oi pessoal! é a primeira vez que entro nesse site,é, mas não diz nada sobre a origem dos seres humanos na África ou (hipotese).mas gostei desse assunto muito interativo!
    Obrigado pela sua Atenção. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm e a minha primeira vez,e eu n achei nada que fala da origem do ser humano

      Excluir
  3. Muito boa a iniciativa da professora!
    Parabéns!

    Cris

    ResponderExcluir
  4. Ola querida Barbara, amei seu blog, pois alem das explicaçoes vc adcionou imagens, o que proporciona um aprendizado eficiente, como professora de alunos surdos, digo que seu material me proporcionou a transmitir uma aula com enfase na visualidade,
    Muito obrigada
    abraços
    angelica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só quero pediar algo ñ diga diretamente surdo tente usar outras palavras ñ q eu esteja te criticando mas ñ se pode falar diretamente suro obg
      ass:barbara dona desse site

      Excluir
    2. Você sabia que a nomenclatura correta é surdo. Meu professor de Libras nos disse que nada de usar deficiente auditivo, ou portador de deficiência auditiva, mas surdo. Simples assim! Então profª Angélica vc não está se referindo aos seus alunos de forma inapropriada.

      Excluir
  5. estava com um trabalho de ciÊncias para fazer e foi aqui no site que consegui realizar o trabalho..**muito obrigada ** :)

    .. adorei seu blog !me ajudo bastante..
    bjaO Barabara !!

    ResponderExcluir
  6. gente isso me ajudou muito na tarefa de ciências mesmo sendo de historia

    ResponderExcluir
  7. ne fala esatamente o que eu queria mas eu gostei mesmo assim

    ResponderExcluir
  8. muito bom foi isso que eu estava procurando ame!!!

    ResponderExcluir
  9. obrigada por ter me ajudado no meu trabalho

    ResponderExcluir
  10. obrigadao por me ajuda no trabalho de história dos seres humanos muito obrigado

    ResponderExcluir
  11. serviu para eu fazer meu trabalho de historia obrigado adorei texto

    ResponderExcluir
  12. isso me ajudou muito obg por me ajudar barbara parece que vc é uma boa professra de história tirei 10 no trabalho pois copiei o texto aqui do site muitissimo obg outra vez logo estarei vendo mais explicaçãoes sua bj thal

    ResponderExcluir
  13. um horror q porra ñ me ajudou em nada q bosta desculpa se to chingando vc mais pofavor né olha aquele comentario'me ajudou muito"vai toma no meio do cu vai isso é uma porra sabia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que isso credo ficou é bom gente que isso ela ta ajudando todo mundo e vc vem dizer isso?a mim mesmo ajudou muito se a vc ñ é pq vc é um burro e ñ sobe pesquisar oq vc queria mas ñ precisa falar oq vc falou credo nem coração parece q vc tem ela postou isso pq ela é professora ela sabe agora aff vc vem criticando o trabalho dela todos os chiangamentos q vc colocou é vc mesmo é isso mesmo e barbara ñ liga para ele ou ela pq é um idiota é o q eu tinha q diser e vc q chingou ai ñ adianta me retruca ñ ta pq ñ me canso de dar o troco
      ipuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuul

      Excluir
  14. Eu não acredito nisso ninguém sabe a verdade... verdadeira quem escreveu isso e muito falso nem sabe

    ResponderExcluir
  15. Eu não acredito nisso ninguém sabe a verdade... verdadeira quem escreveu isso e muito falso nem sabe

    ResponderExcluir
  16. ~m respondeu oq eu precisava .eu queria saber as teorias transformaçãoe e a evolução omodo de vida dos primeiro povoados da terra

    ResponderExcluir
  17. Pelo o que os materiais didáticos cobram de conhecimento do aluno, o que está aqui, ta de acordo. Afinal, manipularam todo nosso sistema de ensino... Um dia todos saberão a verdadeira história da raça humana, aquela que não encontra-se em livros de qualquer Biblioteca, e sim em lugares guardados com extrema segurança pelos que dizem ser os donos do mundo, quando na verdade são apenas carcereiros de uma grande prisão.

    ResponderExcluir
  18. gostei interesante eutirei varias duvidas muinto legal vou tirar 10,0

    ResponderExcluir
  19. mano eu não sabia que eu era da familia de um macaco sapiens sapiens dimmmmmmmmmaiiiiiissssssssss nossa eu pensei que que eu nasi assin e ia viver assim legal eu adorei

    ResponderExcluir
  20. É ate que esse texto me ajudou um pouco

    ResponderExcluir
  21. tudo mintira o ser humano n veio do macaco

    ResponderExcluir
  22. O sobre a Bíblia o que dizer Falco ou verdadeiro.

    ResponderExcluir
  23. obrigado por der feito isso era para minha lição de casa

    ResponderExcluir
  24. obrigado por der feito isso era para minha lição de casa

    ResponderExcluir
  25. Como surgiu o homem na terra

    ResponderExcluir
  26. Qual foi à descoberta importante para o homem alimentar se

    ResponderExcluir
  27. muito obrigadaaaaaa mesmooooo

    ResponderExcluir
  28. engraçado como a ciencia zombam de Deus,Enquanto a palavra do Senhor é clara acerca de como foi a origem de nos seres humanos, vem a ciencia derruba a verdade e ainda faz outros crerem,,, mas o dia do julgamento vem como sem falta,ai veremos como srao envergonhados os inimigos de cristo e recebraõ o justo juizo severo.

    ResponderExcluir
  29. engraçado como a ciencia zombam de Deus,Enquanto a palavra do Senhor é clara acerca de como foi a origem de nos seres humanos, vem a ciencia derruba a verdade e ainda faz outros crerem,,, mas o dia do julgamento vem como sem falta,ai veremos como srao envergonhados os inimigos de cristo e recebraõ o justo juizo severo.

    ResponderExcluir
  30. Olá e minha prima vez aqui eu n entendi muito mais vou estudar mais pra aprender

    ResponderExcluir

Nesse espaço você por comentar e tirar suas dúvidas.