terça-feira, 16 de março de 2010

Revisando Nossos Assuntos!

Olá Queridos! Hoje é a abertura oficial do nosso blog.
Como vocês já sabem, vou sempre abordar aqui assuntos que nós estudamos em sala de aula, Criar desafios, jogos, tirar dúvidas...Sempre relacionados a História!
Faltam poucos dias para a a nossa prova, por isso até o dia dela vamos revisar!

1º: Qual a Importância de estudar História?
Talvez você ainda pense que estudar História não tem importância alguma, mas tem e muita!
A História é uma ciência que estuda o passado das sociedades humanas, buscando resgatar e compreender suas realizações e transformações econômicas, sociais, políticas e culturais.
Quando nós estudamos o passado, conhecemos as motivações e os efeitos das transformações por quais passou e passa a humanidade, fornecendo elementos que ajudam a entender as sociedades atuais.
Significa dizer que para entender o presente temos que compreender e conhecer o passado.

A palavra História vem da Grécia, o Pai da História( HERÓDOTO) empregou pela primeira vez no sentido de " Investigação".
É importante lembrar que o passado ele não é inferior ao presente e que o presente não é superior ao passado. ( Lembram do exemplo do aquecimento global? Pois é, o Meio Ambiente de hoje é melhor que a do passado? )
Tudo que nós fazemos, vivemos, é História. Fazemos parte dela!
Então estudar história é: conhecer e compreender as sociedades ao longo do tempo.

Preste Atenção:

A Grécia Antiga deixou para toda humanidade, principalmente para o mundo ocidental, um dos mais expressivos legados culturais da história.A história das civilizações inicia-se por volta do quarto milênio a C. no Oriente Médio com as sociedades hidráulicas nos vales do Tigre e Eufrates, estendendo-se pelo Oriente Próximo, Egito, Índia e China. Culturalmente esses povos conheciam a pintura, escultura, literatura, música e arquitetura, mas não conheciam o teatro nem a filosofia. Essas manifestações nascem apenas com os gregos.
Outro aspecto que se desenvolve somente com os gregos é o esporte. Até então, os exercícios executados pelo homem eram involuntários, em busca da caça para sobrevivência.
A partir de 776 a C. (data da fundação dos jogos) passou a ser feito um registro de jogos já na Grécia. Os primeiros jogos limitavam-se a uma única corrida com cerca de 192 metros. Em 724 a C. introduziu-se uma nova modalidade semelhante aos atuais 400 metros rasos. Em 708 a C., acrescentou-se o pentatlo (competição formada por cinco modalidades atléticas incluindo luta livre, salto de distância, corrida, lançamento de disco e lançamento de dardo) e posteriormente o pancrácio (luta similar ao boxe). Os atletas do salto à distância carregavam pesos que os impulsionava para frente e que eram largados antes da aterrizagem.


Depois de ler um pouco sobre os gregos, você percebeu que temos algo em comum com eles?
Essa civilização é muito antiga, de Antes de Cristo. Os costumes dos gregos permanecem até hoje em nossas vidas. Os jogos olímpicos fazem parte da nossa sociedade. Pense que foi através da HISTÓRIA que pode-se estudar , compreender , conhecer esses costumes do passado!

Queridos Alunos, a ficha número 01, que foi entregue a vocês, retrata com detalhes a importância da História. Leiam a ficha com atenção, grifem o que for importante. Tentem compreender o texto. Responda novamente os exercícios dela.
Seguindo essas dicas você está pronto!

Caso vocês queiram publicar alguma coisa no blog referente aos assuntos, é só mandar para: babiprofhistoria@hotmail.com


Dúvidas, perguntas? Deixem um comentário!

Próximo Assunto: O Historiador

Caso queira saber mais sobre Os jogos Olímpicos na Grécia: acesse: www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=210

Um comentário:

  1. Maria Vitória Tavares Reis de Souza18 de março de 2010 às 16:27

    Vitória,adorei o blog tirou muitas duvidas!!!!!

    ResponderExcluir

Nesse espaço você por comentar e tirar suas dúvidas.