quinta-feira, 17 de junho de 2010

CHINA ANTIGA


A civilização chinesa teve suas origens no vale do Rio Amarelo, praticavam agricultura e criavam gado. Esse agricultores foram beneficiados por conta do LOESS -> uma formação sedimentar amarela-acastanhada, rica em calcário e muito boa para o cultivo. Ele só é fertil quando humido, nas secas ele se transforma em pó.
Para controlar o rio, foram construídos rede de canais, diques e represas. O rio amarelo e o azul foram ligados e usados para transporte.
Os chineses se denominavam Reino do Meio. acredeitavam que a China estava no Centro do Mundo.

A principio a china era dividida em Reinos, CHAO, CHU, CHI, HAN, WEI E YEN. Não havia um poder central. Esses reinos lutavam entre si, as guerras eram consideradas um dever a cumpurir e nao um mal a evitar. Os conflitos entre eles eram muito comuns.

UNIFICAÇÃO DA CHINA
Só no 2º minlênio a China começou a se unificar e foi governada por muitas dinastias.

1º DINASTIA: CHANG
Desenvolveram as primeiras cidades fortificadas, rodeadas de muros, a metarlugia do bronze e o primeiro sistema de escrita chinês. Todas as mudanças ocorreram quando o rei Chengtang impôs seu domínio sobre a Região do Rio Amarelo e estabeleceu a capital de Xibo.
A cidade era a cercada de muros, e seu palacáio também. Tudo contruiu para defender o governo.
Porém um povo vindo do Oeste começou a abalar os Chang. Eram os Chou, que tinha se tornado poderosos e expandido seus domínios em todo território Chang.
A dinastia Chou foi a mais longa da história chinesa.

2º DINASTIA CHOU
Nesse período houve grandes inovações, criou-se o processo de rotação de culturas, que permitiu o aumento da produção agricola, juntamente com um eficiente sistema de irrigação. Nessa dinastia também houve uma intensa exploração de madeira. No artesanato, criaram objetos de madeira e bronze. A maior contribuição atesanal foi a fabricação de Sinos de Bronze.
Os Chou foram os primeiros a usar objetos como tipos de moeda no desenvolvimento do comércio. O desenvolvimento do comércio levou a cosntrução de estradas por onde passavam caravanas de mercadores e veículos. O transporte fluvial ainda era pouco desenvolvido.
Nessa dinastia a sociedade chinesas estava dividida entre:
CAMPONESES-> que tinha a vida influenciada pelas estações do ano. No verão viviam no campo, por conta das plantações. No inverno, iam para as aldeias, esperando primavera e dedicavam-se ao artesanato.
NOBRES-> Os nobres eram os proprietários das terras e viviam da exploração do trabalho dos camponeses. Na família dos nobres, o homem exercia autoridade sobre todos os membros: tinha o poder de decidir se uma criança recém-nascida ficaria na casa ou seria rejeitada.
Os nobres também ajudavam no governo dos Reis.

3ºDINASTIA: CHI'N
Essa dinastia foi de curta duração porém sua obra permanece até hoje. Muito preocupados com as ameaças de invasão, foi construído a MURALHA DA CHINA, uma linha de defesa de 3 mil quilômetros.
Foi essa dinastia que também impôs uma única moeda e um único sistema de escrita.
No império Chi'n o imperador mandou queimar todos os livros que fizessem referencia a outras dinastias, permitindo apenas a circulação de livros sobre medicina, adivinhações do futuro, agricultura e aboricultura. Era uma tentativa de apagar as lembranças de outros governos e não ser comparado. Podendo essa comparação gerar questionamentos. Tentavam apagar tudo que não os favorecia, como fome e injustiça social.


4º DINASTIA: HAN
Os imperadores dessa dinastia expandiram suas fronteiras e procuraram manter o poder centralizado, reforçando o exercito e estabelecer uma língua oficial. Foi ampliada as comunicações dentro e fora do império permitiu a formação de um novo grupo: homens ricos, que eram grandes comerciantes, que viviam luxuosamente.
A maioria da população era formada pela camada mais pobre de funcionários do governo, pequenos e médios proprietários rurais, camponeses, artesãos, pequenos comerciantes, trabalhadores e escravos. Porém não tinha importância econômica, não chegava a 1% da renda da população.
A literatura e as artes foram recuperadas pelos Han, começaram a estudar os escritos deixados sobre a historia dos chineses. A expansão do comércio e o maior contato com outras regiões também estimularam o gosto pelas artes, uma arte refinada.

ESCRITA CHINESA
Se desenvolveu há mais de 3 mil anos. Ela é composta de ideogramas. Cada ideograma representa uma palavra ou idéia , e não um som. Ela crontrinuiu para a unificação do império. Floresceu na dinastia Chang.
FIM DO IMPÉRIO CHINÊS
Com os avanços da sociedade, do desenvolvimento comercial o governo começou a cobrar impostos sobre essas atividades. Esse desenvolvimento levou nobres a investir em comércio e não mais em terras, aumentando seu poder e preocupando o imperador que tentou limitar e submetê-los ao seu poder.Mas não foi o que aconteceu.
A era cristã, somou com as revoltas dos camponeses que queriam melhores condições de vida e acabou levando o império ao desgaste. Seu enfraaquecimento levou a China novamente a divisão de reinos: WEI, WU E SHU. Era o fim do império chinês antigo.


DÚVIDAS? PERGUNTAS? DEIXE SEU RECADO. PRÓXIMO ASSUNTO: ÍNDIA ANTIGA

18 comentários:

  1. Olá, adorei seu blog e pode acreditar aprendi muito mais nele do que no meu livro do 6 ano do ens. fund.
    Faltou os védicos... mais valeu ! pelo menos este resumo vai valer para o teste.
    obrigada
    Natália - CEBB - RJ - BOTAFOGO

    ResponderExcluir
  2. odem foi meu anivesario anonimo

    ResponderExcluir
  3. http://ligadosnahistoria.blogspot.com.br/2010/06/china-antiga.html?showComment=1374148318861#c254426097278438314

    ResponderExcluir
  4. http://cenfophistoria.files.wordpress.com/2009/11/atividade-complementar-civilizacoes-fluviais-china-e-india.pdf

    ResponderExcluir
  5. TENTANDO FAZER MEU TRABALHO PARA A ESCOLA , PESQUISO E SO ACHO MERDA

    ResponderExcluir
  6. ja era meu trabalho so acgho merda

    ResponderExcluir
  7. podia ser como o da ÍNDIA ANTIGA, com divisão social, origem, religião e etc...

    ResponderExcluir
  8. Cada povo tem sua história, não tenta comparar com a Índia ou outros povos antigos, seu idiota.

    ResponderExcluir
  9. A sociedade da china so fazia isso ou seja, so eram isso?

    ResponderExcluir
  10. e sobre o exéxitos deles

    ResponderExcluir
  11. Ótimo resumo valeu me ajudou muito obrigado ✌

    ResponderExcluir
  12. porra cara quero passar no eniem

    ResponderExcluir

Nesse espaço você por comentar e tirar suas dúvidas.