sábado, 26 de junho de 2010

ÍNDIA ANTIGA

FORMAÇÃO:
A formação da Índia começou a partir da acupação do Rio INDO pelos drávidas. Esse povo fundou cidades como HARAPPA E MOHENJO-DARO, cidades com desenvovimento dos sistemas de irrigação e coleta de esgotos. A economia desse povo era baseada na agricultura, os rios ajudavam no seu desenvolvimento.
Um importante rio da região sofreu desviu e secou, afetando essas comunidades , ocorrendo a migração dos povos, superpopulação e distúrbios sociais.
Esse enfraquecimento ajudou na invasão dos arianos, povos guerreiros que dominaram os drávidas.
Arianos: povos nobres, guerreiros que combatiam em carros puxados por cavalos, utilizavam arcos, armas de bronze.
Eles ocuparam o vale do Rio Ganges.

Concluímos então que a cultura indiana foi a junção dos drávidas com os arianos. Eles integraram seus costumes e cultura.

COMÉRCIO
A agricultura era a base economica, cultivavam trigo, cevada, ervilha, melão. Os artesãos fabricavam ferramentas e armas de metal. Os mercadores comerciavam a longas distâncias, com chineses, persas e mesopotâmicos.

CASTAS
A sociedade indiana é dividida por um sistema de castas , que separam as camadas sociais e possuíam direitos e deveres diferentes.
Quando os arianos chegaram já trouxeram algumas divisões sociais, já que se sentiam superiores aos drávidas.
1-> XÁTRIAS: Corresponde aos nobres, guerreiros
2-> BRÂMANES: sacerdotes que controlavam os rituais e interpretam os livros sagrados.
3-> VAIXÁS: comerciantes, artesãos, e agricultores.
4-> SUDRAS: eram os escravos.
5-> INTOCÁVEIS: pessoas excluídas de todos os direitos e consideradas impuras.


VEDAS: são os livros sagrados, principal fonte para o estudo da história da índia do período ariano. É um conjunto de hinos religiosos, preces, fórmulas mágicas e comentários sobre a natureza humano.

RELIGIÃO

BRAMANISMOS
É a antiga religião ariana, relacionada ás forças da natureza. Acreditava-se que os deuses eram como os humanos, que se alegravam com presentes e se entristeciam diante do desprezo.
Eles ofereciam ouro, bebidas, ou faziam sacrifício de animais. Antigamente ela era Politeísta, depois com a leitura dos Vedas foi modificada e se tornou Monoteísta, sendo assim Brahma um Deus total. Segundo o bramanismo (brâmanes) teriam nascido da boca do Deus Brahma na criação do universo.

HINDUÍSMO
Ela derivou do bramanismo, muito complexo, baseada no politeísmo, ele também admite a idéia da reencarnação( sua alma pode renascer em outra pessoa ou animal) e da base para os sistemas de castas.
Os deuses eram considerados mais poderosos e formam uma trindade entre Brahma( Deus da criação), Vishnu( Deus da conservação da ordem natural e da lei do universo) e Shiva( Deus da criação) . Mais sua alma só alcançará sua libertação total se atingir o chamado NIRVANA.
Para os hindus, os animais são sagrados, como a cobra e a vaca.

BUDISMO
É o conjunto de ensinamentos de Buda( aquele que sabe). Sua origem vem de uma lenda de Sidarta, um nobre que nasceu no norte da Índia. Sidarta abandonou o palácio do pai e tornou-se um andarilho. Buscava a salvação por meio da meditação, tornando-se Buda. Foi ai que Brahma pediu a Buda que difundisse o que tinha aprendido. o Budismo não acredita em nenhum Deus como criador poderoso.



INVASÕES
A Índia não tinha um governo unificado, era dividida em reinos chefiados pelos MARAJÁS, que eram solicitados para união de uma luta contra um inimigo comum.
Mas por conta de não ser unificado, facilitou a invasão de vários povos: os persas, Alexandre, o Grande que depois dominou os Persas e anexou o vale do Rio Indo ao seu império.

DINASTIAS

1ª DINASTIA- MAURIA
Em 275 a.C. A dinastia Mauria unificou politicamente a índia, adotou os ensinamentos de Buda, negando assim o sistema de castas, pregou o pacifismo. Mas após a morte de Açoka, o império entrou em decadência e voltou a ser dividido em reinos.

2ª DINASTIA- GRUPTA
Por volta de 320 d.C. essa dinastia promoveu uma nova unificação, seus Reis voltaram a colocar o hinduísmo como religião predominante. Dois séculos mais tarde, o império Grupta foi destruído por invasões estrangeiras, dividindo mais uma vez , a Índia em pequenos reinos soberanos.

DÚVIDAS? PERGUNTAS? DEIXE SEU RECADO!!!!

PRÓXIMO ASSUNTO: AS RELIGIÕES INDIANAS! ( APROFUNDAMENTO)

43 comentários:

  1. vlw ajudo muitooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, me ajudou bastante!
    Ass: Key

    ResponderExcluir
  3. obrigada complementou o meu trabalho de historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo
      O meu trabalho também!!!!!!!!

      Excluir
    2. o meu também!!
      ass:lívia

      Excluir
    3. obrigada mesmo ;)

      Excluir
    4. o meu so foi a religiao -_-

      Excluir
    5. rdetfyyuuiiop-p=-p=´´p[´[[

      poiuyyttesswsftfyhgjhkjolkç~ç]

      Excluir
    6. e esta ajudando bastante

      Excluir
    7. Tava perdida aqui procurando um site descente e acheii ��

      Excluir
  4. eu queria a economia e a sociedade mas isso mim ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este texto fala sim sobre a economia.
      A economia desse povo era baseada na agricultura, os rios ajudavam no seu desenvolvimento.
      Um importante rio da região sofreu desviu e secou, afetando essas comunidades , ocorrendo a migração dos povos, superpopulação e distúrbios sociais.
      Esse enfraquecimento ajudou na invasão dos arianos, povos guerreiros que dominaram os drávidas.
      Arianos: povos nobres, guerreiros que combatiam em carros puxados por cavalos, utilizavam arcos, armas de bronze.
      Eles ocuparam o vale do Rio Ganges.

      Excluir
  5. Adorei,me ajudou muito obrigado...♥♥♥

    ResponderExcluir
  6. adoorei , me ajudou muito "J

    ResponderExcluir
  7. Isso foi pessimo nao me ajuda naada :/

    ResponderExcluir
  8. Gostei (y), mais eu queria a sociedade... mais ta ótimo.... eu tava precisando mesmo era terminar meu trabalho kk

    ResponderExcluir
  9. espero que me ajuda pq vou apresenta um seminário sobre isso , obrigado por me ajuda

    ResponderExcluir
  10. nossa isso vai me ajudar bastante valeu!!!

    ResponderExcluir
  11. ajudou!!! mas e muito grade o texto rsrsr

    ResponderExcluir
  12. pergunta??? que animal aconpanha cada uma delas..

    ResponderExcluir
  13. me ajudou no meu dever de casa ;P

    ResponderExcluir
  14. qual o oceano banha a peninsula da Índia?

    ResponderExcluir
  15. Site lixo muito lixo nao tem nada que eu queria

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que a parte de economia podia ser aumentada.Adorei o site ajudou muito!

    ResponderExcluir
  17. muito obg ajudou mt msm!!!!! ; )

    ResponderExcluir
  18. Adorei ajudou muito a complementar meu trabalho!! Gostei muito do site tem muito conteúdo bom, vou sempre dar uma olhadinha nesse site quando a professora de história for passar o trabalho!
    Ass: Andreza

    ResponderExcluir
  19. alguém sabe qual era a geografia da Índia antiga?

    ResponderExcluir
  20. e o jainismo nao e da india antiga ?

    ResponderExcluir
  21. Olá annn na Índia nao se come carne bovina porque?
    Alguem pode me responder

    ResponderExcluir
  22. adorei o seu blog.Me ajudou muito pro trabalho de escola.BJS

    ResponderExcluir
  23. como era a organização politica na índia antiga

    ResponderExcluir

Nesse espaço você por comentar e tirar suas dúvidas.