segunda-feira, 22 de março de 2010

PERÍODOS DA PRÉ- HISTÓRIA

Queridos alunos, estamos na reta final. Esses são os últimos assuntos da nossa revisão para a primeira prova. Espero que todos estudem e que compreendam ! Nossa prova está baseada extamente no que vimos aqui e em sala de aula . Um beijão, boa Sorte! Lembrando que todos os assuntos estão no livro e nas fichas entregues a vocês.

A VIDA HUMANA NO PALEOLÍTICO.

Esse período vai do aparecimento dos primeiros seres humanos até o inicio do desenvolvimento da agricultura, ocorrido a 10 mil anos. Foi o período mais longo da pré-história. Os seres humanos foram se adaptando à natureza.
Os primeiros humanos viviam da caça, pesca e COLETA de frutos. Viviam em regiões de savanas, em moradias simples, feitas de madeira, ossos, e peles de animais. Alguns ainda se abrigavam em cavernas ou ao ar livre.
Caçavam mamutes, bisões, utilizavam suas carnes como alimento e suas peles paras fazer as roupas. Com os ossos fabricavam ferramentas. Eles desenvolveram uma forma de linguagem para se comunicar.






Os humanos do paleolítico eram NÔMADES, ou seja, não moravam em um lugar fixo. Viviam se deslocando acompanhando as migrações de animais e novas fontes de alimentos.( Lembra do filme A ERA DO GELO? Quando chegava a era glacial, os animais se deslocavam em busca de comida. Se existissem humanos nesse mesmo filme, eles iriam atrás desses animais, ou seja, teriam que segui-los -em busca de alimentos.)

FERRAMENTAS: Eles começaram a se desenvolver por conta da sua capacidade intelectual. Criaram ferramentas para facilitar sua vida. Criaram: FACAS( para cortar carnes), RASPADORES( separam a pele dos animais), PONTAS DE LANÇAS E FLECHAS ( para caçar) AGULHAS ( para costurar).



FERRAMENTAS DO PALEOLÍTICO

IMPORTANTE: FOI COM DOMÍNIO DO FOGO QUE ELES MELHORARAM SUAS CONDIÇÕES DE VIDA. POR CONTA DELE CONSEGUIRAM AFUGENTAR ANIMAIS, ILUMINAR CAMINHOS, SE AQUECER E COZINHAR.
Por conta das condições de vida e da variação do clima ,poucos homens e mulheres sobreviviam além dos 35 anos. As doenças também eram muito frequentes. ( Como não tinham conhecimentos medicinais , morriam).
Eles acreditavam nas forças sobrenaturais, que elas o ajudavam tanto na caça como na proteção. Essas crenças motivaram os seres humanos do Paleolítico a criar as primeiras PINTURAS RUPESTRES: Pinturas sobre rochas, feitas em cavernas.
Essas pinturas além de feitas para agradar as divindades retratavam seu dia-a-dia.


A VIDA HUMANA NO NEOLÍTICO

Esse período vai do início da agricultura até o uso dos metais. Também conhecida como ERA DA PEDRA POLIDA, os humanos começaram a fabricar armas e objetos com pedra. polida.

REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Como as mulheres eram responsáveis pela coleta, elas puderam observar que as sementes das plantas enterradas no solo, davam origem a novas plantas.Para os pesquisadores a agricultura teria sido uma invenção da mulher. As primeiras plantas cultivadas foram os cereias:
TRIGO, ARROZ, MILHO.

A AGRICULTURA PROVOCOU MUITAS MUDANÇAS NA VIDA HUMANA, UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO NO MODO DE VIDA:

1) Eles se tornaram SEDENTÁRIOS( passaram a viver mais tempo em um mesmo lugar). Quando o solo se esgotava, eles partiam em busca de terras mais férteis.
2) Começaram a armazenar alimentos por longo tempo, garantindo a subexistência da comunidade. Apareceram as primeiras ALDEIAS.
3) Domesticaram animais como: cachorro, cabra, ovelha, boi , cavalo.


4) Houve um aumento da população(por conta da alimentação mais diversificada).
5) Começaram a se preocuoar com a segurança , em defender seus territórios. Proteger de ataques de outros grupos.
6) Ocorreu a divisão do trabalho por sexo e idade: Mulheres trabalhavam na agricultura e preparavam alimentos/ os homens caçavam e cuidavam dos animais.
7) Começou uma especialização do trabalho: Surgiram os ARTESÃOS, que fabricavam tecidos, objetos, cestos e armas.
NEOLÍTICO

IDADE DOS METAIS

Antes dos metais, as comunidades fabricavam os objetos com pedras, ossos e madeira. Há 7 mil anos, eles começaram a usar o metal para fazer ferramentas e utensílios.
Essa revolução trouxe muitas vantagens: fabricar utensílios mais afiados, mais resistentes e adaptados à habilidade das mãos. As armas se tornaram mais potentes e aumentavam a eficiência da caça e da pesca.

O PRIMEIRO METAL UTILIZADO FOI O COBRE: para fazer estatuetas e enfeites. Por ser um metal mole, era pouco usado para fabricar armas.
BRONZE: era mais resistente que o cobre, passou a ser usado para produzir armas e ferramentas. ( Os egípcios conseguiram aumentar seu poder militar por conta do uso do bronze)

BRONZE
COBRE

FERRO: Seu uso era raro, só se difundiu na Idade Antiga. Com ele foi produzido armas mais duradouras, instrumentos agrícolas e novos utensílios.

FERRAMENTAS AGRÍCOLAS DE FERRO

CHEGAMOS AO FINAL DE NOSSA REVISÃO! ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO, QUE LEIAM COM ATENÇÃO E ESTEJAM PREPARADOS...BOA SORTE!
DÚVIDAS? PERGUNTAS? DEIXE SEU RECADO.



19 comentários:

  1. qual o mais longo periodo da linha do tempo?

    ResponderExcluir
  2. Olá, professora não te conheço e não sou turma e nem estudo na mesma escola que a senhore da aula mais gostei muito do trabalho que a senhora fez,se comunicar por um site e muito legal até eu que não conheço você e nem o seu trabalho gostei muito.Eu tinha um trabalho para fazer da escola de hissória e estou conseguindo fazer com a sua ajuda o seu trabalho no site foi muito bom,Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Aqui por favoor coloca ai o periodo mais longo da pré-história?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a 10 mil anos o períado mais longo da pre-história.

      Excluir
    2. foi o paleolitico o periodo mais longo da historia.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como era a vida deles ? Nesses todos períodos ?

    ResponderExcluir
  6. periado em que os seres humanos desenvolveram a agricultura e o pastorei ?

    ResponderExcluir
  7. E a especialização do trabalho e do comércio ?

    ResponderExcluir
  8. Por favor, será que as fontes das imagens poderiam ser disponibilizadas? Agradecido! :)

    ResponderExcluir

Nesse espaço você por comentar e tirar suas dúvidas.